Seleção Argentina de Futebol


A Seleção Argentina de Futebol é administrada pela AFA (Associação de Futebol Argentino). Ela se encontra em 7ºlugar no ranking de futebol masculino da FIFA, na frente inclusive, da seleção inglesa. Atualmente,seu capitão é Javier Mascherano e seu técnico é Diego Armando Maradona. Até hoje, quem mais disputou partidas pela seleção argentina foi Javier Zanetti (136 jogos) e o artilheiro foi Gabriel Bastituta com 56 gols.
O futebol argentino é muito bem sucedido, já venceu duas copas do mundo (1978 e 1986),catorze Copas América, uma Copa das Confederações (1992), além de ter ganho duas medalhas de ouro nos jogos olímpicos(2004, 2008). Somando todos os títulos, a Argentina é uma das seleções mais vencedoras da história.
Na Copa do Mundo a Argentina já participou de quatro finais, 1930 (perderam por 4 x 2 para o Uruguai), 1978 venceu os Países Baixos (3 x 1), 1986 vencendo a Alemanha Ocidental e 1990 perdendo para a mesma (1 x 0).
A Argentina tem três principais rivais, o Uruguai, o Brasil,e nos últimos anos a Inglaterra, rivalidade que têm asociada a derrota na Guerra das Malvinas, e pelo famoso gol de mão de Maradona nas quartas de finais da copa de 86, quando a Argentina venceu por 2 x 1.
Alguns de seus principais jogadores atuais são: Gabriel Heinze, Javier Mascherano, Juan Sebastián Verón, Lionel Messi, Gonzalo Higuaín, Carlos Tévez, Diego Milito, Martín Palermo e Sergio Agüero. Mas nenhum se compara com o craque eterno, Diego Maradona, um dos melhores jogadores de todos os tempos, para o qual na Argentina, foi até adotada uma religião que o doutrina como deus.

Um comentário: