Seleção Uruguaia de Futebol


A seleção uruguaia é administrada pela Associação uruguaia de futebol (AUF). Seu atual técnico é Oscar Tabárez, seu capitão é Diego Lugano e seu maior artilheiro é Héctor Scarone (31 gols), mas recentemante Sebastian Abreu empatou a disputa. O jogador que mais jogou por esta seleção é Rodolfo Rodriguez com 78 partidas. Sua posição no ranking mundial da Fifa é 16°. A maior goleada que aplicou foi em 1927 por 9 x 0 encima da Bolívia, porém em 1902 levou 6 x 0 da Argentina .
O Uruguai foi anfitrião na primeira Copa do Mundo em 1930, nesta edição levou o título vencendo a Argentina por 4 x 2. Na Copa do Mundo de 1950 no Brasil (arghh!), os uruguaios acabaram vencendo-nos na final, em pleno Maracanã! Evento mítico conhecido como o "Maracanaço".
Esta seleção venceu 14 copas América, inclusive a edição inaugural em 1916. Venceram em 1981 o mundialito de futebol (realizado pela Fifa pelos 50 anos da primeira copa). O Uruguai tem grande tradição no futebol e junto com a Argentina esta é uma das seleções mais vitoriosas do mundo.
Alguns de seus principais jogadores são: Diego Lugano, Nicolás Lodeiro, Diego Pérez, Diego Forlán, Sebastian Abreu (Loco Abreu) e Luis Suárez.
Uma curiosidade é que Argentina e Uruguai disputaram mais partidas oficiais entre si, no total 161 jogos desde 1901. Nesta copa do mundo o Uruguai ficou no grupo A, junto com a anfitriã, África do Sul, México e França.


Nenhum comentário:

Postar um comentário