Seleção Espanhola de Futebol


A seleção da Espanha é organizada pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Ela esta em 2º lugar no ranking de futebol masculino da FIFA, perdendo apenas para o Brasil. A seleção espanhola é uma das maiores participantes das edições da Copa do Mundo, porém não conquistou nenhuma.
A melhor participação espanhola em Copas do Mundo ocorreu em 1950, no Brasil, quando a seleção foi nomeada “A Fúria”. Ela terminou a competição em 4º lugar, sendo desclassificada pelo anfitrião Brasil, em uma derrota esmagadora, 6-1 para a seleção canarinho.
As principais conquistas da seleção espanhola foi a Eurocopa de 1954, onde foi anfitriã, vencendo o campeonato em cima da URSS, pelo placar de 2-1; e a UEFA Euro 2008, sediada na Áustria e Suíça, onde derrotou na final a seleção alemã, por 1-0.
Um dos principais jogadores espanhóis, foi o atacante Telmo Zarra, que fazia parte do time que disputou a Copa do Mundo de 1950. Ele jogou na equipe do Atlético de Bilbao, durante 15 anos, onde conquistou um Campeonato Espanhol e quatro Copas Generalíssimo. Zarra foi artilheiro do Campeonato Espanhol sete vezes (marca que não foi quebrada até hoje), além de ser o maior goleador do campeonato, com mais de 250 gols.
O maior artilheiro da seleção espanhola é Raúl Gonzáles, enquanto Andoni Zubizarreta lidera o número de participações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário