Seleção Portuguesa de Futebol


A seleção portuguesa é organizada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Ela se encontra em 3º lugar no ranking de futebol masculino da FIFA, ficando atrás apenas da seleção brasileira e espanhola.
Sua maior participação em Copas do Mundo ocorreu em 1966, na Inglaterra, quando a seleção conhecida como os “Magriços”, conquistaram o 3º lugar, ao vencerem a URSS, pelo placar de 2-1. No campeonato, destaque para o grande jogador Eusébio, que nas quartas-de-finais, ao estarem perdendo de 3-0, para equipe da Coréia do Norte, fez quatro de cinco gols portugueses na partida, resultado de 5-3.
Na Euro Copa de 2004, a seleção portuguesa era a anfitriã e chegou a disputar a final do campeonato. O jogo era contra a seleção da Grécia, que para a surpresa de muitos conquistou a taça, por uma vitória simples de 1-0.
O maior jogador português (naturalizado) de todos os tempos foi o craque Eusébio, nascido no dia 25 de janeiro de1942, em Moçambique. Ele iniciou sua carreira no Clube de Esportes Maxaquene, no Moçambique, logo após jogando no clube português Sporting Lourenço Marques e na equipe do Benfica. Eusébio fez parte da seleção de 1966, e marcou 733 gols em sua carreira como profissional.
O maior goleador da seleção portuguesa de todos os tempos é o atacante Pauleta, seguido por Eusébio; enquanto que o jogador que mais participou dos jogos da seleção, é o veterano Luís Figo, que teve passagem em grandes clubes como a Internazionale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário