Seleção Holandesa de Futebol


A Seleção holandesa é organizada pela Real Associação dos Países Baixos (KNVB) e se encontra em 4º lugar no ranking de futebol masculino.
A Seleção holandesa surgiu no ano 1900, em Amsterdã. Sua primeira participação em Copas do Mundo, ocorreu em 1934, na Itália. Eles não passaram nem da primeira-fase. Depois de retornar do campeonato, em 1938, desapareceram do futebol mundial, só ressurgindo em 1970, para revolucionar o esporte com a invenção do “futebol total”, conhecido também como o “Carrossel Holandês”.
O futebol total foi idealizado pelo técnico Jack Reynolds, e posto em prática no FC Ajax e na Seleção holandesa por Rinus Michels. Ele é um sistema em que os jogadores regularmente saem de suas posições e são substituídos por outros sem perder sua estrutura de jogo.
O futebol holandês era um dos melhores da época, para ter uma idéia, eles participaram de duas finais de Copa do Mundo só na década de 70.
Em 1974, na Alemanha Ocidental, foram derrotados na final para os anfitriões, pelo placar de 2-1.
Na edição seguinte da Copa do Mundo, em 1978, na Argentina. A “Laranja Mecânica” chegou perto do título, participando da final, mas novamente foram derrotados pelo anfitrião, pelo resultado nada favorável de 3-1. O argentino Kempes abriu o placar aos 37° de jogo. A partida se manteve assim até os 82°, quando Nanninga marcou para a Holanda. O jogo foi para a prorrogação, e para a festa dos argentinos, Kempes marcou seu segundo gol na partida, aos 14° de prorrogação, e Bertoni finalizou a festa dos anfitriões, com um gol aos 25°.
Apesar de sua grande história no futebol, a Seleção holandesa, conquistou poucos títulos, o principal foi a Eurocopa de 1988, quando derrotou a URSS, pelo placar de 2-0.
O maior artilheiro holandês é o atacante Patrick Kluivert. Ele iniciou sua carreira no FC Ajax, jogando depois em grandes times como o Milan e o FC Barcelona. Conhecido como “A pantera”, Kluivert, marcou 40 gols pela seleção, e está na lista FIFA 100, onde se encontram os 100 maiores jogadores da história.
O jogador que mais participou de jogos da Seleção holandesa é o goleiro Edwin van der Sar, com 130 participações. Ele que fez carreira principalmente na Inglaterra, no Manchester United, onde conquistou diversos títulos, dentre eles a Liga dos Campeões da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário